Faça dinheiro sem esforço

segunda-feira, 10 de março de 2008

ACORDO ORTOGRÁFICO

“O acordo ortográfico da língua portuguesa deverá passar por um período de transição nos próximos seis anos. Limadas as arestas da lusofonia, o português que se escreve nos vários continentes ficará mais próximo. Mas os especialistas continuam divididos.

Em declarações ao PortugalDiário, a presidente da Sociedade da Língua Portuguesa (SLP), Maria Elsa Rodrigues dos Santos, disse ter recebido como uma boa notícia a aprovação por parte do Governo da proposta do segundo protocolo modificativo ao acordo ortográfico da língua portuguesa, de 1991.

«O Brasil tem muitos falantes e correríamos o risco de ficar isolados», apontou a linguista, salientando o acerto em estabelecer um período de transição de seis anos.

Maria Elsa Rodrigues dos Santos admitiu que o processo possa gerar dificuldades, mas disse acreditar que a adaptação acabará por ser um processo «natural». «Tivemos várias reformas da língua, que fomos aceitando», relevou, recordando a «reforma do ph de 1945», quando «pharmácia» passou a escrever-se «farmácia».

A presidente da SLP frisou que da parte do Brasil também haverá cedências e que esta será uma forma de impor internacionalmente uma língua com mais de 200 milhões de falantes.

«Alternativa seria ficarmos isolados»

A mesma opinião foi expressa pelo linguista e consultor do Ciberdúvidas, D`Silvas Filho. «A alternativa seria ficarmos isolados, orgulhosamente sós neste canto da Península Ibérica com a nossa língua portuguesa», adiantou ao PortugalDiario, realçando que seria a «língua brasileira» que acabaria «espalhada pelo mundo», dada a sua dimensão.

O especialista salientou ainda que, com este acordo, se admite «uma dupla grafia» para palavras como «facto» e «pacto». Desdramatizando as alterações, recordou que «antes do acordo entrar em vigor, daqui a seis anos, estará publicado o vocabulário comum».

«Lamentável» que Portugal continuasse fora

Já o professor e académico Malaca Casteleiro, um dos mais acérrimos defensores da alteração da norma ortográfica, vê esta notícia como «importante e gratificante». «Era lamentável que houvesse já três países que aprovaram o protocolo e que Portugal continuasse de fora», disse à agência Lusa.

Para Malaca Casteleiro, o prazo de seis anos «é razoável» e suficiente para levar a cabo as alterações propostas no texto do acordo. «Se o objectivo é promover a lusofonia, é claro que para o alcançar é útil, é conveniente, é praticamente indispensável que ele entre em vigor nos oito países» de língua oficial portuguesa e em Macau.

«Língua portuguesa vai cobrir-se de ridículo»

Já o escritor Vasco Graça Moura, confrontado com a notícia da ratificação do Acordo Ortográfico, é peremptório: «Acho que é um erro!».

Num artigo de opinião recentemente publicado no Diário de Notícias, Vasco Graça Moura escrevia que «a aplicação do Acordo não levará apenas ao caos no ensino nos oito países. Levará a que a língua portuguesa se cubra de ridículo no plano internacional».

Mesmo sem se abordar a questão dos interesses culturais, políticos, económicos ou geostratégicos em jogo, continua Graça Moura, «qualquer leigo verifica que o Acordo não traz qualquer utilidade ou mais-valia. Enferma de muitos vícios e, a entrar em vigor, será altamente pernicioso nos mais variados planos».

Ao PortugalDiário, o escritor disse ter esperança de que a 7 de Abril, no Parlamento, «se encontre uma solução razoável». Uma solução, diga-se, muito próxima do que existe actualmente: «Corrigir as muitas deficiências do texto [do acordo ortográfico] e considerar legítimas as diferentes grafias nos vários espaços da língua, as quais passariam a figurar nos dicionários e vocabulários».”

PortugalDiário, 06/03/2008

Sítio: http://www.portaldalinguaportuguesa.org/?action=acordo

Sem comentários: