Faça dinheiro sem esforço

sábado, 5 de abril de 2008

ARQUIPÉLAGO DAS PALAVRAS

ILHAS QUE SE TOCAM POR MARES CAIADOS DE BRANCO

Miguel Real

Escritor, professor, ensaísta, especialista em Cultura e Estudos Portugueses, 54 anos

“A escola fomenta uma competição técnica feroz, promove o individualismo e renega o ensino dos valores da partilha, da honra, da lealdade, da motivação para as artes e a cultura. Hoje, nenhum aluno estuda para se motivar, estuda para médias e metas. A escola está totalmente submetida ao mercado. Já não interessa formar cidadãos humanistas, responsáveis e intervenientes. O fim das pessoas é o dinheiro, sempre. Portugal cheira alarvemente a dinheiro.”


“Qual é a diferença entre a mulher analfabeta, ignorante, de bigode e lenço preto, o Ronaldo e o Mourinho?! Do ponto de vista espiritual, nenhuma. A única diferença é técnica e económica: os dois do futebol ganham dinheiro e a porteira nunca passou da cepa torta. Mas quando as elites de Paris e Londres olham para Portugal pensam em Saramago, Lobo Antunes, Manoel de Oliveira, Paula Rego. O rosto de Portugal para a Europa não pode ser técnico nem económico. Não lhes tiro o valor, mas Mourinhos e Ronaldos todos têm, uns melhores, outros piores. Os Camões e os Pessoas não nasceram para render dinheiro, nasceram para render o que dá sentido à vida: arte, cultura, espírito, transcendência.”

Excertos da entrevista dada à revista Visão (13 de Março de 2008), a propósito do seu último livro, A Morte de Portugal, um livro que nos desnuda.

Sem comentários: