Faça dinheiro sem esforço

sexta-feira, 25 de julho de 2008

CPLP/Cimeira: Aplicação do Acordo Ortográfico é "uma tarefa urgente" - Sócrates

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
....
Lisboa, 25 Jul (Lusa) - O primeiro-ministro, José Sócrates, afirmou hoje que a aplicação do Acordo Ortográfico é uma "tarefa urgente", acrescentando que é preciso acertar um calendário entre os países que já o ratificaram.
....
Na conferência de imprensa final da VII Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), José Sócrates não avançou uma data para a entrada em vigor do Acordo Ortográfico, mas afirmou que Portugal vai "começar a trabalhar já" nas diferentes áreas em que o acordo vai ser aplicado.
.....
Segundo o primeiro-ministro português, os países que já ratificaram o acordo - Portugal, Brasil, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe - devem acertar o calendário para a aplicação do acordo, nomeadamente nos boletins oficiais, como é o caso do Diário da República.
....
Sócrates destacou ainda a importância de ser criado um "dicionário electrónico para a correcção de erros ortográficos".
...
Em relação aos países que ainda não ratificaram o documento, o primeiro-ministro referiu que Angola se comprometeu nesta cimeira a dar prioridade à ratificação após as eleições legislativas, marcadas para 05 de Setembro.
....
O Acordo Ortográfico foi aprovado no parlamento português em Maio último e promulgado recentemente pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.
....
Nas declarações aos jornalistas no final da cimeira, Sócrates reiterou a prioridade que a presidência portuguesa da CPLP vai dar à promoção e divulgação da língua portuguesa.
.....
"A cimeira de Lisboa ficará na História por ser a cimeira da língua, a área onde vamos investir o melhor dos nossos recursos", disse, acrescentando que, "através da língua, joga-se o futuro da afirmação da CPLP".
.....
Na sessão de encerramento da cimeira, o primeiro-ministro citou o poeta e deputado socialista Manuel Alegre: "o nosso dever levar a língua portuguesa para a frente da batalha política mundial".
.....
"É essa a nossa prioridade", disse José Sócrates, acrescentando que "são sempre os poetas a encontrar as melhores formulações para os objectivos políticos".
....
Questionado sobre se na cimeira foram assinados acordos comerciais na área da Energia entre os países da CPLP, o chefe do Governo português referiu que se trata de "um campo aberto à cooperação", mas que "o importante é partilhar boas práticas" para cumprir os objectivos ambientais definidos pelas organizações internacionais.
....
"A matéria para cooperação é imensa", disse Sócrates, esclarecendo logo de seguida: "não é no petróleo que estamos a pensar, mas sim numa maior autonomia do petróleo por parte de todos os países, mesmo os produtores".
....
VM.
Lusa/Fim
....

Sem comentários: