Faça dinheiro sem esforço

terça-feira, 1 de julho de 2008

Espectáculo "Como Fazer Coisas com as Palavras", de Ricardo Araújo Pereira

Miguel A. Lopes/LUSA
.........................

Ricardo Araújo Pereira estreou, no dia 27 de Junho, no teatro São Luiz, o espectáculo intitulado Como Fazer Coisas com as Palavras, que se vai prolongar até ao dia 5 de Julho.

A “peça” baseia-se num texto do professor inglês John Austin, que reflecte sobre a filosofia da linguagem. Toda a série de conferências sobre esta temática está reunida no livro How To Do Things With Words, de 1951.

O desafio para a realização deste trabalho foi feito por Pedro Mexia, que considerou haver «público em Portugal para humor sobre a linguagem».

Segundo a Visão (V799), o espectáculo praticamente esgotou, antes mesmo de os cartazes promocionais estarem prontos.

É extraordinário como um texto que o próprio Austin assumiu como «enfadonho» está a suscitar tamanha atenção. Mesmo que Ricardo diga que não se trata de um espectáculo humorístico — «Erudito sim. Agora se é humor…» — e reforçar que «não vai ter mesmo graça nenhuma», o facto é que só ao dizer isto já atrai risos.

Parece, também, que a perplexidade de Oxford foi enorme quando Ricardo Araújo Pereira e Pedro Mexia lhes pediram os direitos de autor. Ricardo ironiza e refere que a cedência só foi autorizada «considerando que se tratava de uma ideia impossível de concretizar».

Como diz o “Gato”, ele próprio tem alguma dificuldade em classificar este trabalho, «É mais parecido com uma aula de filosofia».

John Langshaw Austin

.....................
«Deve existir um procedimento reconhecido por convenção que produza um efeito aceite por convenção, procedimento esse que engloba a enunciação de determinada palavra, por parte de determinada pessoa, em determinada circunstância…»


Sem comentários: