Faça dinheiro sem esforço

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Simulacro e simulação


Após ter surgido a dúvida se se poderia utilizar as palavras simulacro e simulação como sinónimos no que se refere a exercícios de preparação para o combate a incêndios, consultei alguns dicionários, e até o ciberdúvidas.

Assim: simulação refere-se ao acto ou efeito de simular, fingimento; simulacro é uma imagem, cópia ou reprodução imperfeita, acção simulada (entre outros significados possíveis).

Conclui-se, simulação e simulacro são sinónimos "em vários contextos , nomeadamente no que se refere aos exercícios de preparação para o combate a incêndios." (A. Tavares Louro em ciberdúvidas)

"Como são exercícios próximos da preparacão militar, a palavra mais usada é simulacro. Simulação apenas se usa como sinónimo pouco frequente." (A. Tavares Louro em ciberdúvidas)

Apesar de tudo, a utilização de simulação, em vez de simulacro, é possível , embora de uso menos regular.

1 comentário:

anoeee disse...

Conforme se pode ver na definição de "simulacro" este corresponde ao acto de fingir uma acção que não tencionamos praticar, ou "acção simulada".
A questão é que aqui não é o acto que é simulado e sim o incêndio. O acto é mesmo praticado, a saber, os procedimentos todos em caso de incêndio.
Deste modo, apesar do uso corrente de "simulacro de incêndio", parece-me mais correcto empregar "simulação de incêndio" pois está-se a fingir que existe um incêndio e não a fingir que se está a executar os ditos procedimentos.