Faça dinheiro sem esforço

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Curiosidades também linguísticas


Aquando da leitura do livro Terra Java, de João Lopes Marques, pude observar a origem da palavra ketchup, tão familiarizada entre nós.

Segundo João Lopes Marques, esta palavra é uma «corruptela» do chinês ke-tsiap, «o molho para peixe que os portugueses quinhentistas provaram nos portos de Malaca e Penang, traficando-o para o Ocidente» (p. 116).

Uma outra curiosidade não menos interessante pode-se observar na palavra portuguesa "chunga" ("de fraca qualidade", "ordinário", "reles"), que tem a sua origem no vocábulo shunga, «livro de imagens eróticas que as noivas japonesas incluem no enxoval» (p. 172).

Numa outra passagem da obra, aparece-nos James Maria Magra, um dos marinheiros do Endeavour, que se dirige aos companheiros a propósito de supostas injustiças praticadas pelo Captain Cook:

«- Não podemos cruzar os braços, acusa-nos de abusarmos do grogue! Prepara-se para descontar três salários a cada homem... Até Plymouth só teremos cerveja!

Pior ainda:

- E quem tiver a doença será abandonado já no próximo porto!»

Ora, esta «doença» é a sífilis, que, citando as palavras do autor, «durante séculos será conhecida no Pacífico Sul como a 'doença dos portugueses'» (p. 195).

Já agora, o HM Bark Endeavour aporta no «Fonchiale» a 12 de Setembro de 1768, menos de um mês depois de ter zarpado de Plymouth. A finalidade desta paragem, antes de se dirigirem para o Rio de Janeiro, destinava-se, entre outros aspectos, ao carregamento de víveres, não faltando à marinhagem, assim, os «álcoois locais» (p. 190).




Sinopse:

Uma viagem de núpcias leva um homem ao encontro do seu passado e dos segredos que envolveram a descoberta da Austrália.

Manel e Cindy Pereira realizam o sonho de ir à Austrália em lua-de-mel. No promontório de Point Hicks, primeiro local da ilha-continente avistado pelo comandante James Cook em 1770, Manel descobre um apelido em português, o seu próprio apelido, que, apesar da veemente oposição da esposa, o fará embarcar numa intrigante e ao mesmo tempo sensacional viagem ao passado.

Incentivado por Ming, a sua nova namorada chinesa de Melbourne, e pelos patrícios do bairro português de Sidney, Manel decide enfrentar o que crê ser uma escandalosa falsificação histórica que retira ao nobre e valente povo lusitano a primazia na chegada ao longínquo continente.

Baseado nas mais recentes descobertas históricas, Terra Java constitui não apenas uma original história de amor, como ajuda a compreender o papel dos navegadores portugueses na descoberta da Austrália. Um romance arrebatador, onde a aventura e a magia dos lugares reconstroem a nossa história e nos leva ao caminho da reconciliação com o amor.
......
Sinopse retirada de http://www.wook.pt

Sem comentários: