DIZEDORES

Este espaço foi criado com o intuito de dar à língua. Claro está que dar à língua uns minutos de atenção devida não se deve limitar ao diz-que-diz-que ou ao dize-tu-direi-eu. Digamos que essa parte estará mais destinada ao falario que, certamente, se há-de gerar a propósito de coisas e loisas que o momento acalentar. O nosso propósito será, agora num tom mais circunspecto, dar à língua portuguesa um espaço de partilha e discussão sobre tudo o que lhe diga, de alguma forma, respeito.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Casa Álvaro de Campos


Em 2009, a Casa Fernando Pessoa transformar-se-á na Casa Álvaro de Campos (de Janeiro a Abril), na Casa Alberto Caeiro (de Maio a Agosto) e na Casa Ricardo Reis (de Setembro a Dezembro). Homenagearemos cada um destes heterónimos de Fernando Pessoa com uma série de exposições e eventos em torno das suas obras e personalidades. «Os heterónimos eram obviamente ficções, mas as nossas vidas, amores e afazeres também o são, em última análise e até sem análise, quando defrontam o grande nivelador que é a morte», escreveu Richard Zenith, em prefácio à «Poesia dos Outros Eus» de Fernando Pessoa (edição Assírio & Alvim). Propomo-nos dar corpo a estas ficções mais amplas do que qualquer existência.


Assim, inauguraremos no dia 15 de Janeiro, às 18h30, «Lisboa Revisitada», uma exposição de fotografias de Jorge Colombo em torno do universo de Álvaro de Campos, nascida do desafio feito pela Casa Fernando Pessoa. Seguindo a «Ode Triunfal» como guião inicial, e deixando-se depois contaminar pelo espírito de «estrangeiro aqui, como em toda a parte» do Campos posterior, o artista, residente nos Estados Unidos há vinte anos, procurou captar os ângulos da cidade que tocariam o poeta-engenheiro naval, caso ele andasse por Lisboa neste início do século XXI.




Visite, também, o blogue http://mundopessoa.blogs.sapo.pt/.

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial