Faça dinheiro sem esforço

sábado, 3 de janeiro de 2009

Pedro Proença

Exposição "A passagem das Odes"

Obras de Pedro Proença na casa onde nasceu Fernando Pessoa



"A Passagem das Odes", uma exposição de 35 obras do pintor Pedro Proença organizada pela editora Assírio & Alvim, está presente a partir desta segunda-feira na casa onde Fernando Pessoa nasceu há 120 anos, no Largo de São Carlos, em Lisboa.

Lusa


A mostra, que pode ser vista na que é actualmente a sede da sociedade de advogados ABBC, é a primeira de um ciclo de exposições com que a Assírio & Alvim pretendem assinalar os 120 anos do nascimento de Fernando Pessoa (1888-1935), seguindo-se obras de Ilda David e uma colectiva sobre o autor de "Mensagem".


No mesmo espaço, vão estar igualmente disponíveis livros do poeta e de outros autores de poesia.

“A passagem das Odes” pode ser visitada até 6 de Fevereiro de 2009.
...







Excertos da entrevista dada à revista Visão (n.º 826):

«Uma das coisas que fiz em 2008, foi capas de livros, nomeadamente a do último de Mia Couto (Venenos de Deus, Remédios do Diabo). Uma outra experiência foi o construir imensas letras para computador, para uso privado. Tem a ver com um desejo meu de trabalhar com a palavra, de fazê-la explodir de uma certa maneira, de criar um burburinho à volta da letra. Foi uma descoberta de que não estava à espera.»


«[A propósito da ilustração da edição especial de A Viagem do Elefante, de Saramago] Digo sempre que demoro mais tempo a ler um livro do que a ilustrá-lo. Para mim, o essencial é estar a construir as coisas e perceber as emoções que podem suscitar. Li o texto do Saramago com prazer e, depois, tentei fazer algo mais pictórico, no sentido mais tradicional. Pelo menos, o autor gostou e isso é um bom sinal.»


Sem comentários: