Charles Darwin


Faz hoje precisamente 200 anos que nasceu, na cidade inglesa de Shrewsbury, o naturalista Charles Darwin, autor do famoso livro A Origem das Espécies, que revolucionou toda a concepção marcadamente teológica da biologia, sugerindo, entre outros aspectos, que descendemos dos símios.

«Se compararmos o ADN humano com o dos grandes símios, descobrimos uma diferença muito curiosa. Os primatas têm 24 pares de cromossomas; nós, 23. [...] Estudos posteriores mostraram que o nosso genoma e o do chimpanzé são idênticos em 98% e que cada cromossoma tem um equivalente no desse nosso primo direito... com uma excepção: o cromossoma 2 humano resulta de uma fusão de dois cromossomas, designados por 2A e 2B, que persistem separados nos grandes símios.» ("À Pesca de Genes", in Super Interessante, n.º 130)

O livro A Origem das Espécies, ou melhor, Sobre a Origem das Espécies Através da Selecção Natural, ou A Preservação das Raças Favorecidas na Luta pela Existência, foi publicado no dia 24 de Novembro de 1859, há aproximadamente 150 anos, tendo esgotado os 1250 exemplares no dia em que foi para venda.

Veja aqui algumas fotos da exposição sobre a vida e obra do autor da teoria da evolução na Fundação Gulbenkian.
...
Sugestão de Leitura

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Qual é a diferença entre “maçã” e “pêro”?

O Plural dos Nomes Compostos

Parabéns, Pedro Barroso, "O último trovador".