Faça dinheiro sem esforço

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

O prefixo "a-"

Falávamos, hoje de manhã, dos vários significados do prefixo "a-", a propósito de uma brincadeira de Carnaval, que se está a pensar realizar no dia 20, mais concretamente com a, digamos, palavra "adiplomado".
..
Assim, numa consulta breve, por exemplo, de dois prontuários, o Novo Prontuário Ortográfico e o Prontuário Actual da Língua Portuguesa, reparamos que o prefixo "a-", de origem latina, pode ter dois significados: por um lado, afastamento e separação ("aversão", "abdicar", "abster"); por outro, aproximação e junção ("abeirar", "acorrer", "assentir"; "acebolado", "afivelado"). Se formos para o prefixo de origem grega, "an-" ou "a-", terá, esse sim, o sentido de privação e negação ("afónico", "acéfalo", "anarquia", "ateu", "amoral", "analfabeto").
..
Há ainda uma outra hipótese de utilização, como elemento protético ("ajuntar" = "juntar", "amandar" = "mandar"), que funciona como apoio fonético na língua oral.

4 comentários:

Unknown disse...

Encontrei este blogue por acaso, andando à procura do real significado do termo "ateu". Lendo este artigo, parece-me poder concluir que falta um terceiro significado para p prefixo "a": ausência de. Por exemplo, amoralidade e acefalia.
O que me leva a perguntar: "ateu" não será "aquele que não tem deus"?

Méll disse...

POr curiosidade decidi investigar quais significados o prefixo, tão usual e comum, atribui as palavras, logo, percebi que havia de certo o latino e o grego, que apesar de ser o mesmo, proporcionam às palavras significados muitos distantes. Ok! Mas algo que não me sai da cabeça são aqueles "'a'zinhos" que aparecem em uma palavra composta por derivação parassintética, no caso de anoitecer, que significado esse "a" atribui à palavra? Seria um prefixo latino como indicador de aproximação " está 'proximo da noite... se aproxima a noite...Está ANOITECENDO...'"? ME AJUDEM!

Padre Constantino disse...

Amor é A de aproximação e MOR maior

Unknown disse...

Obvimente, A+ theos (Deus)