Faça dinheiro sem esforço

domingo, 15 de março de 2009

Bicentenário do nascimento de Edgar Allan Poe



O bicentenário do nascimento do escritor norte-americano Edgar Allan Poe [nasceu a 19 de Janeiro de 1809] é o mote para o colóquio "Poe e Criatividade Gótica", que decorrerá entre 18 e 20 de Março em diversos locais de Lisboa com a presença garantida de especialistas nacionais e internacionais.

Do programa do colóquio fazem parte sessões académicas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), bem como eventos paralelos na Cinemateca, na Casa Fernando Pessoa, na Biblioteca Nacional e no bar Incógnito, que acolhe a festa de encerramento do certame a 20 de Março.

Os especialistas internacionais Fred Botting, Darryl Jones, Henri Justin e George Monteiro, bem como os portugueses António de Macedo, Filipe Melo, Hélia Correia, Luís Filipe Silva, Fernando Pinto do Amaral e Pedro Mexia fazem parte dos convidados das diversas sessões do evento.

O colóquio inaugura o projecto "Criatividade Gótica", desenvolvido pela Linha de Acção de Estudos Americanos da FLUL coordenada pela Professora Doutora Teresa F. A. Alves.

Margarida Vale de Gato, da Comissão Organizadora do colóquio, apresentará paralelamente a "Obra Poética Completa" de Edgar Allen Poe, livro que sairá sob a chancela da Tinta da China.

À Lusa, a tradutora e Doutorada em Poe, sustenta que o Colóquio tem o objectivo de expandir a iniciativa "não só à Academia mas a uma comunidade mais alargada".

"Edgar Allen Poe foi um escritor cuja obra teve impacto na cultura popular, mas também em áreas mais elitistas - sublinha - e a efeméride que assinalamos é uma oportunidade para se expandir a análise do seu trabalho".

"`Poe e Criatividade Gótica` abordará temáticas associadas ao género gótico nas suas relações com outras formas de arte e cultura", sustenta a Comissão Organizadora em nota.

Paralelamente a leituras encenadas de poesia, existirá uma mostra de filmes e uma festa final com temas musicais temáticos.

O álbum tributo a Edgar Allen Poe "The Raven", da autoria do músico ex-Velvet Underground Lou Reed, é exemplo da "profunda influência em muitos artistas e escritores contemporâneos" da escrita do norte-americano.

A celebração do bicentenário de Edgar Allan Poe é organizada pelo Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL), coordenado pelo Professor Doutor João de Almeida Flor e subsidiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

O programa completo de actividades do colóquio "Poe e Criatividade Gótica" pode ser encontrado na página oficial do certame alojada em http://www.fl.ul.pt/poe_gothic_creativity/.

PZF/AMN.

Retirado de http://tv1.rtp.pt/


Edgar Allan Poe em Portugal, no Bicentenário do Autor
MOSTRA BIBLIOGRÁFICA
4 a 31 de Março
Biblioteca Nacional de Portugal


Sem comentários: