Faça dinheiro sem esforço

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Filme "Singularidades de uma Rapariga Loura", de Manoel de Oliveira

"Singularidades de um Rapariga Loira" traz-nos uma história de amor e desavenças, carregada da característica ironia de Eça de Queirós, sobre a moral e o atavismo português.

Manoel de Oliveira transpõe para o presente o conto de Eça. Macário (interpretado pelo neto de Oliveira, Ricardo Trêpa) é um contabilista que se apaixona perdidamente por Luísa (Catarina Wallenstein), a rapariga loira que costuma observar no quarto a partir da janela do seu escritório.

Consegue conquistá-la e tornar-se seu noivo, contra todas as adversidades, entre as quais a firme oposição do tio, que o expulsa mesmo de casa por causa disso. Contudo, um dia quando estavam numa ourivesaria, Luísa rouba um anel de diamantes e Macário, como homem de princípios sólidos, não hesita em chamá-la de ladra e romper definitivamente com a relação. À semelhança do que acontece no conto, a história é contada conforme Macário se lastima da sua desgraça a um passageiro com o qual se cruza no comboio (no filme uma personagem interpretada por Leonor Silveira).

Baseado no conto publicado por Eça em 1902, "Singularidades de uma Rapariga Loira" é o 49.º filme do realizador centenário. Entre o elenco encontram-se ainda Rogério Samora, Júlia Buisel e Diogo Dória.



Sem comentários: