Mensagens

A mostrar mensagens de maio, 2009

"Gaivota", do projecto "Hoje"

Gaivota Amália Rodrigues Composição: Alexandre O'Neill / Alain Oulman Se uma gaivota viesse Trazer-me o céu de Lisboa No desenho que fizesse, Nesse céu onde o olhar É uma asa que não voa, Esmorece e cai no mar. Que perfeito coração No meu peito bateria, Meu amor na tua mão, Nessa mão onde cabia Perfeito o meu coração. Se um português marinheiro, Dos sete mares andarilho, Fosse quem sabe o primeiro A contar-me o que inventasse, Se um olhar de novo brilho No meu olhar se enlaçasse. Que perfeito coração No meu peito bateria, Meu amor na tua mão, Nessa mão onde cabia Perfeito o meu coração. Se ao dizer adeus à vida As aves todas do céu, Me dessem na despedida O teu olhar derradeiro, Esse olhar que era só teu, Amor que foste o primeiro. Que perfeito coração Morreria no meu peito, Meu amor na tua mão, Nessa mão onde perfeito Bateu o meu coração.

"Porque poluímos tanto?" ou "Por que poluímos tanto?"

Segundo, por exemplo, o livro Em Português? , da Porto Editora, é referido que “porque” deverá escrever-se numa única palavra sempre que «se trate de um advérbio interrogativo, surgindo sempre ligado a um verbo» (p. 120). Deste modo, não se deve dizer “Por que poluímos tanto?”, mas sim “Porque poluímos tanto?” (Outros exemplos: "Porque não reclamaste?"; "Porque me tornei vegetariano?"). .. «"Por que" escreve-se em duas palavras sempre que "por" é uma preposição», que se junta ao pronome interrogativo adjunto "que": "Por que motivo faltaste?" (O pronome "que" surge sempre junto de um substantivo ao qual está ligado pelo sentido).

Lousalite / lusalite/ losalite / rosalite

Não encontrei este termo nos dicionários que consultei. .. Penso que a ortografia mais adequada para designar este tipo de telha à base de fibrocimento será “lusalite”, por a ver com alguma frequência em documentos de instituições credíveis e que denotam preocupações com a escrita, como os tribunais.

"Exitoso"

Conforme o Dicionário da Língua Portuguesa 2009 , da Porto Editora, este adjectivo usa-se em Angola com o significado de “êxito”: "A participação de Angola no campeonato mundial de andebol foi exitosa ".

"Tivera falado"

Penso que se pode aceitar a construção “tivera falado” ("Ele tivera falado com o seu médico há tempos..."), que corresponde a “tinha (ou havia) falado”, portanto, pretérito mais-que-perfeito composto, só que apresenta um cunho mais arcaizante. .. No Ciberdúvidas, surge com a designação de “pretérito mais-que-perfeito anterior do indicativo”.

"Pese embora"

O Ciberdúvidas da Língua Portuguesa ( http://ciberduvidas.sapo.pt ) dá a resposta para este caso: .. «O Dicionário Houaiss regista a expressão "pesar embora" nas seguintes construções: .. 1. «ainda que tal coisa custe ou doa a» — «estamos indo bem, pese embora aos catastrofistas de plantão»; .. 2. «apesar de, a despeito de» — «restabeleceu-se, pesem embora os maus-tratos recebidos». .. Trata-se de uma expressão que é de certo modo fixa, mas que permite a sua articulação com outras frases, porque constitui uma oração concessiva. O verbo é sempre pesar, que pode ser usado como transitivo indirecto, como na frase 1, ou como intransitivo, a concordar com um sujeito expresso, como se vê em 2. Esta construção vem também descrita no Novo Dicionário Lello Estrutural, Estilístico e Sintáctico da Língua Portuguesa , de Énio Ramalho. .. A presença de embora, que é hoje uma conjunção concessiva, é neste caso arcaísmo e deve ser interpretada ainda como a aglutinação da expressão «em boa h

Tetracampeão e outros mais

Poderemos usar os radicais (que exprimem quantidade) "bi-", "tri-" (latinos), "tetra-", "penta-", "hexa-", "hepta-", "octo-", "enea-", "deca-", "hendeca-" e "duodeca-" (gregos), juntando-os ao substantivo “campeão”, para obtermos este tipo de palavras formadas por composição morfológica (subordinação), ou seja, "pentacampeão", “hexacampeão”, “heptacampeão”, ... Contudo, não há um grande consenso entre os linguistas quanto à utilização “desenfreada”, muito na moda, destas palavras híbridas. É de notar também que, a partir de doze, deve registar-se, por exemplo, que “Angola é campeã, por treze vezes seguidas, em basquetebol”.

Filme "Singularidades de uma Rapariga Loura", de Manoel de Oliveira

"Singularidades de um Rapariga Loira" traz-nos uma história de amor e desavenças, carregada da característica ironia de Eça de Queirós, sobre a moral e o atavismo português. Manoel de Oliveira transpõe para o presente o conto de Eça. Macário (interpretado pelo neto de Oliveira, Ricardo Trêpa) é um contabilista que se apaixona perdidamente por Luísa (Catarina Wallenstein), a rapariga loira que costuma observar no quarto a partir da janela do seu escritório. Consegue conquistá-la e tornar-se seu noivo, contra todas as adversidades, entre as quais a firme oposição do tio, que o expulsa mesmo de casa por causa disso. Contudo, um dia quando estavam numa ourivesaria, Luísa rouba um anel de diamantes e Macário, como homem de princípios sólidos, não hesita em chamá-la de ladra e romper definitivamente com a relação. À semelhança do que acontece no conto, a história é contada conforme Macário se lastima da sua desgraça a um passageiro com o qual se cruza no comboio (no filme uma perso

79.ª Feira do Livro de Lisboa

Imagem
Veja a programação:

Mara Castilho, artista plástica

Imagem
"Sinto-me estrangeira em toda a parte, menos na língua portuguesa." Mara Castilho, in Jornal de Letras n.º 1005

Xutos e Pontapés, 30 anos depois

O Novo Álbum "Xutos & Pontapés"

Festa da Flor na Madeira

Cerca de 1.100 figurantes em representação de nove grupos animaram hoje [26 de Abril] as várias dezenas de milhar de madeirenses e turistas presentes nas principais artérias do Funchal, para verem mais um desfile da Festa da Flor. As festividades, que começaram no último dia 15 e que só terminam dia 30, foram este ano subordinadas ao tema "O Principezinho", numa alusão ao livro de Antoine de Saint Exupéry. Os nove grupos inspiraram-se nesse tema, com João Egídio a evocar "A viagem do Principezinho à Madeira", a Turma do Funil a propor "O Baile da Amizade", a Associação Fura Samba a prometer "Je veux te dire un secret..." e os Veteranos da Folia a lembrar "O pequeno Príncipe". .. http://jn.sapo.pt/