Faça dinheiro sem esforço

sábado, 14 de março de 2009

"A Corte do Norte", de Agustina Bessa-Luís



O filme «A Corte do Norte», realizado por João Botelho a partir do romance homónimo de Agustina Bessa-Luís, foi seleccionado para a 46.ª edição do New York Film Festival, que decorre entre 26 de Setembro e 12 de Outubro.

Segundo a produtora FF Filmes Fundo, a longa-metragem de João Botelho, rodada em 2007 e 2008, foi uma das 18 seleccionadas este ano para estrear mundialmente no festival nova-iorquino não-competitivo que não tem categorias e não atribui prémios.

Entre os filmes que serão exibidos no festival, que decorre no Ziegfeld Theatre de Nova Iorque, estão «Changeling», de Clint Eastwood, «Let it Rain», de Agnès Jaoui, «Summer Hours», de Olivier Assayas, «Ashes of Time Redux», de Wong Kar-Wai, e «Happy-Go-Lucky», de Mike Leigh.

«A Corte do Norte» conta a história, passada na Madeira, de cinco gerações de mulheres e tem como figura central Emília de Sousa, inspirada na actriz Emília das Neves, a primeira vedeta feminina da representação dramática em Portugal.

A actriz Ana Moreira protagoniza o filme, interpretando sete personagens diferentes em épocas distintas, entre 1860 e 1960.

Integram igualmente o elenco do filme os actores Ricardo Aibéo, Rogério Samora, Laura Soveral, João Ricardo Custódia Gallego e Margarida Vila-Nova, além de Rita Blanco e Virgílio Castelo, em participação especial.

Produzido por António da Cunha Telles, Pandora da Cunha Telles e FF Filmes Fundo, com o apoio do ICA (Instituto do Cinema e do Audiovisual) e da RTP, e inteiramente rodado em digital, «A Corte do Norte» será o primeiro filme português a ser projectado em 2k no circuito comercial.

A estreia nas salas de cinema portuguesas está prevista para a primeira quinzena de Novembro e contará com o apoio da Guimarães Editora, que reeditará o romance A Corte do Norte, publicado em 1987, e lançará ainda um álbum com fotografias e diálogos do filme.

Lusa/SOL

Sem comentários: