Faça dinheiro sem esforço

quarta-feira, 25 de março de 2009

Português em Dia



A ASA criou este novo blogue, que disponibiliza esclarecimentos para muitas dúvidas de português e não só.

domingo, 22 de março de 2009

Fernando Pessoa no vapor "Funchal"

Fernando Pessoa, a 20 de Janeiro de 1896, quando tinha sete anos, acompanhado pela mãe, Maria Madalena Pinheiro Nogueira, e pelo tio Cunha, parte em direcção a Durban, na então colónia inglesa do Natal, África do Sul, a fim de se encontrar com João Miguel Rosa, nomeado cônsul nesta cidade em 1895 e padrasto do pequeno Fernando.

O primeiro destino da viagem, a bordo do vapor Funchal, seria a Madeira, com o objectivo de aguardarem o paquete inglês que os haveria de levar até à África do Sul.

Conta-se que, na altura da despedida, ainda no porto de Lisboa, deram pela falta de Fernando. Receando que se tivesse perdido no vapor, vêm-no a encontrar já no seu camarote, concentrado a fazer um jogo de palavras na folha de um jornal.
..
Esta história está presente na magnífica obra de Richard Zenith, que traça a biografia de Fernando Pessoa com um renovado olhar.
..

Texto de Richard Zenith

Direcção de Joaquim Vieira

sábado, 21 de março de 2009

Dia Mundial da Poesia

Com o objectivo de promover a diversidade linguística, a UNESCO decidiu, em 1999, proclamar o dia 21 de Março Dia Mundial da Poesia.


Liberdade


Ai que prazer
Não cumprir um dever,
Ter um livro para ler
E não o fazer!
Ler é maçada,
Estudar é nada.
O sol doira
Sem literatura.


O rio corre, bem ou mal,
Sem edição original.
E a brisa, essa,
De tão naturalmente matinal,
Como tem tempo não tem pressa...


Livros são papéis pintados com tinta.
Estudar é uma coisa em que está indistinta
A distinção entre nada e coisa nenhuma.


Quanto é melhor, quando há bruma,
Esperar por D. Sebastião,
Quer venha ou não!


Grande é a poesia, a bondade e as danças...
Mas o melhor do mundo são as crianças,
Flores, música, o luar, e o sol, que peca
Só quando, em vez de criar, seca.


O mais do que isto
É Jesus Cristo,
Que não sabia nada de finanças
Nem consta que tivesse biblioteca...


Fernando Pessoa

quarta-feira, 18 de março de 2009

Antero de Quental, por Zeca Medeiros


Zeca Medeiros: A "ousadia" de filmar Antero
..
O novo filme do realizador José Medeiros, a exibir em 2009 na RTP/Açores, recorda a vida e obra do poeta Antero de Quental, uma "ousadia" para dar a conhecer um dos maiores vultos da cultura portuguesa.
..
"Pretendo desvendar os mistérios e grandezas de um homem extraordinário. Se conseguir passar essa mensagem a quem conhece menos bem a vida e obra de Antero de Quental, cumpro a minha missão", afirmou à agência Lusa o realizador açoriano, que está a gravar, desde o início do ano [2008], o filme sobre o poeta açoriano do século XIX.
..
Antero de Quental nasceu em Ponta Delgada, ilha de São Miguel, nos Açores, em 1842. Licenciou-se em Direito na Universidade de Coimbra. Privou com nomes sonantes da cultura portuguesa como Eça de Queirós e Ramalho Ortigão e suicidou-se em 1891 na cidade natal.
..
Com um orçamento de 250 mil euros, a película, cujas gravações terminam em Setembro, pretende enfatizar "o lado mais humano de Antero de Quental", mostrando "um homem genial, atormentado, preocupado com o espírito, mas também dado a paixões".
..
O guião do filme, escrito por José Medeiros e André Palmeiro, a partir de um esboço do director regional da Cultura, Vasco Pereira da Costa, conta também com uma banda sonora original criada pelo realizador, em que são interpretados dois poemas de Antero de Quental por Filipa Pais e Mariana Abrunheiro.
..
Além das actrizes continentais Maria do Céu Guerra, Sofia Nicholson e Rita Lello, destacam-se actores açorianos como Natália Marcelino, Raul Resendes e Emanuel Carreiro, entre outros, numa película com um elenco de cerca de 30 actores profissionais e amadores e 50 figurantes.
..
"Nunca tive a preocupação de ter nomes sonantes. O critério foi escolher actores que pudessem servir as personagens", afirmou o realizador, ao reconhecer que, depois de um atraso inicial, a rodagem está "mais ou menos dentro dos prazos previstos" e será concluída com a gravação de algumas cenas no Continente.
..
A produção da RTP/Açores, que José Medeiros classifica como sendo "uma grande ousadia", conta com o apoio financeiro do Governo Regional e terá uma duração estimada de uma hora e meia.
..
Além da emissão no canal público regional, no início de 2009, o realizador gostaria de que o seu mais recente trabalho passasse num dos canais nacionais da RTP, à semelhança do que já aconteceu com os "Xailes Negros".
..
José Medeiros anunciou, ainda, que está previsto lançar um DVD, o que vai permitir à produção percorrer o país e, eventualmente, a diáspora, para dar a conhecer o poeta Antero de Quental às gerações mais novas, através de sessões de cinema e debates em escolas e colectividades.
..
Por haver muitas histórias nos Açores que estão "no lado oculto da lua e merecem ser contadas", José Medeiros revelou que tem já em mente um novo filme, que vai contar a história do corvino Carlos Jorge Nascimento, que imigrou para o Chile e foi o primeiro editor do escritor Pablo Neruda.
..
Sentado à entrada da aula magna da Universidade dos Açores, onde decorrem actualmente as gravações do filme, Raul Resendes, 50 anos, fuma um cigarro enquanto espera para "vestir a pele" de Antero de Quental, um dos "maiores desafios" da sua carreira enquanto actor amador.
..
"É uma oportunidade e uma enorme desafio que o Zeca (José Medeiros) me colocou há cerca de dois a três anos e nunca mais me saiu da cabeça. Não pude recusar", confessou à Lusa Raul Resendes, que conta no currículo com participações em várias produções de José Medeiros e nos filmes de Artur Ribeiro e Margarida Gil.
..
O técnico de som da RDP/Açores referiu, também, ter ficado surpreendido ao constatar as inúmeras semelhanças físicas que tem com o poeta e filósofo açoriano Antero de Quental, sobretudo após ter deixado crescer a barba há 11 meses.
..
"Muitas pessoas, mesmo sem saberem que estou a fazer esse papel, metem-se comigo e chamam-me de Antero", afirmou Raul Resendes, que, por imposição do papel, não pode ir à praia este Verão para manter o tom de pele e tem de cuidar da linha e aparar frequentemente o cabelo para haver coerência ao longo de todo o filme.
..
Antes de aceitar o papel, Raul Resendes admitiu conhecer "muito por alto" a obra de Antero de Quental, mas todo o trabalho de preparação obrigou-o a ler cartas e poemas do autor, o que considerou ser uma "das grandes recompensas" que leva desse trabalho.
..
"Eu, como tantos outros açorianos, desconheço Antero. Desde que comecei a lê-lo, tenho recomendado a amigos", disse o actor, que sente "algum medo" do dia em que vai cortar a barba após a conclusão das gravações, por já se ter habituado à imagem.
..
Por ser um filme de época, gravado nos Açores e no Continente, a produção teve de realizar antecipadamente uma pesquisa documental para poder escolher o guarda-roupa, maquilhagem e penteados, bem como cenários interiores e exteriores mais adequados.
..
A figurinista Rosa Almeida Lima referiu à Lusa que, só para a personagem de Antero de Quental, que demora cerca de uma hora a caracterizar, foram mandados fazer, por medida, num alfaiate em Lisboa, sete fatos e dois sobretudos.
..
No total, foram alugados mais de 200 fatos em lojas da especialidade, em Lisboa e Madrid, para as restantes personagens, que vão sendo, ao longo das gravações, alterados por costureiras locais, para parecerem diferentes.
..
Além disso foram emprestados por famílias micaelenses vários adereços antigos, como jóias, leques, estolas, relógios, chapéus e bengalas, indicou.
..
Apesar de existirem ainda os sapatos, chapéu e bengala usados por Antero de Quental, objectos que fazem parte do acervo da Biblioteca Pública de Ponta Delgada, a sua fragilidade inviabilizou que fossem utilizados durante as filmagens, mas serviram de modelo para encontrar ou mandar fazer réplicas.
..
Rosa Almeida Lima, que se estreou como figurinista no "Mau Tempo no Canal" e já trabalhou em filmes de vários realizadores portugueses, entre os quais Manoel de Oliveira, considerou que os filmes de época são "muito mais exigentes e obrigam a uma grande imaginação e criatividade" para fazer face aos orçamentos limitados e à pouca oferta de guarda-roupa existente em Portugal.
..
Autor: Ruben Medeiros (Lusa)
..

domingo, 15 de março de 2009

2.ª Bienal de Culturas Lusófonas

A Lusofonia – encontro de culturas diversas mas ligadas pela bela língua portuguesa – tem merecido da Malaposta o maior interesse e empenhamento. Foi assim que a Bienal de 2007, cujo tema era a Lusofonia, conseguiu ser um sucesso.
..
Mário Máximo e a sua excelente equipa desencadearam uma série de iniciativas da maior qualidade a mostrarem o alto nível dos participantes e a importância das acções tomadas em comum.
..
E não foi só a região de Odivelas que foi beneficiada porque o Encontro transbordou os limites da região – sob a muito competente presidência da Senhora Dra. Susana Amador – e mereceu o aplauso e admiração de personalidades de outras regiões que, tendo conhecimento do Encontro, se deslocaram a Odivelas.
..
É de uma grande importância a ênfase que se dê à língua portuguesa, falada por muitos milhões de pessoas no mundo. É uma língua admirável que tem de ser adoptada pelas instâncias internacionais tal como o inglês, o francês e o espanhol.
..
Nós percorremos o mundo deixando a marca inapagável da nossa cultura e enriquecendo-nos, é verdade, com as outras que contactámos em todos os cantos do mundo.
..
Darmos notícia do que resultou desses contactos e dos que continuamos a ter é importante para a afirmação da nossa cultura.
..
Todos os trabalhos que damos a conhecer através deste Encontro de Culturas Lusófonas, todas as acções nele desencadeadas e aqui, no Centro Cultural Malaposta, apresentadas ao público são uma forma não só de dar a conhecer mas sobretudo de afirmar a riqueza das nossas culturas e da língua que nos é comum. A Bienal de Culturas Lusófonas 2009 será um óptimo instrumento para tal desígnio.
..
Está, portanto, de parabéns o Presidente Mário Máximo e a sua excelente e devotada equipa!
..
Drª. Maria de Jesus Barroso Soares
Presidente da Comissão de Honra da Bienal de Culturas Lusófonas 2009
..
..

Museu do Neo-Realismo

Foto de Fernando Taborda - Estrada da Vida, 1954



COLECÇÃO DE FOTOGRAFIA PORTUGUESA DOS ANOS 50

MUSEU NACIONAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA - MUSEU DO CHIADO


"A Cor das Palavras"


"A cor das palavras"


Exposição de pintura e poesia de Artur Oliveira e Ricardo Oliveira


02 a 20 de Março de 2009


Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco
..

"A Menina do Mar", de Sophia de Mello Breyner Andresen



"A MENINA DO MAR"

Filandorra - Teatro do Nordeste (Braga)

http://www.theatrocirco.com/

Bicentenário do nascimento de Edgar Allan Poe



O bicentenário do nascimento do escritor norte-americano Edgar Allan Poe [nasceu a 19 de Janeiro de 1809] é o mote para o colóquio "Poe e Criatividade Gótica", que decorrerá entre 18 e 20 de Março em diversos locais de Lisboa com a presença garantida de especialistas nacionais e internacionais.

Do programa do colóquio fazem parte sessões académicas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), bem como eventos paralelos na Cinemateca, na Casa Fernando Pessoa, na Biblioteca Nacional e no bar Incógnito, que acolhe a festa de encerramento do certame a 20 de Março.

Os especialistas internacionais Fred Botting, Darryl Jones, Henri Justin e George Monteiro, bem como os portugueses António de Macedo, Filipe Melo, Hélia Correia, Luís Filipe Silva, Fernando Pinto do Amaral e Pedro Mexia fazem parte dos convidados das diversas sessões do evento.

O colóquio inaugura o projecto "Criatividade Gótica", desenvolvido pela Linha de Acção de Estudos Americanos da FLUL coordenada pela Professora Doutora Teresa F. A. Alves.

Margarida Vale de Gato, da Comissão Organizadora do colóquio, apresentará paralelamente a "Obra Poética Completa" de Edgar Allen Poe, livro que sairá sob a chancela da Tinta da China.

À Lusa, a tradutora e Doutorada em Poe, sustenta que o Colóquio tem o objectivo de expandir a iniciativa "não só à Academia mas a uma comunidade mais alargada".

"Edgar Allen Poe foi um escritor cuja obra teve impacto na cultura popular, mas também em áreas mais elitistas - sublinha - e a efeméride que assinalamos é uma oportunidade para se expandir a análise do seu trabalho".

"`Poe e Criatividade Gótica` abordará temáticas associadas ao género gótico nas suas relações com outras formas de arte e cultura", sustenta a Comissão Organizadora em nota.

Paralelamente a leituras encenadas de poesia, existirá uma mostra de filmes e uma festa final com temas musicais temáticos.

O álbum tributo a Edgar Allen Poe "The Raven", da autoria do músico ex-Velvet Underground Lou Reed, é exemplo da "profunda influência em muitos artistas e escritores contemporâneos" da escrita do norte-americano.

A celebração do bicentenário de Edgar Allan Poe é organizada pelo Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL), coordenado pelo Professor Doutor João de Almeida Flor e subsidiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

O programa completo de actividades do colóquio "Poe e Criatividade Gótica" pode ser encontrado na página oficial do certame alojada em http://www.fl.ul.pt/poe_gothic_creativity/.

PZF/AMN.

Retirado de http://tv1.rtp.pt/


Edgar Allan Poe em Portugal, no Bicentenário do Autor
MOSTRA BIBLIOGRÁFICA
4 a 31 de Março
Biblioteca Nacional de Portugal


sábado, 14 de março de 2009

"A Corte do Norte", de Agustina Bessa-Luís



O filme «A Corte do Norte», realizado por João Botelho a partir do romance homónimo de Agustina Bessa-Luís, foi seleccionado para a 46.ª edição do New York Film Festival, que decorre entre 26 de Setembro e 12 de Outubro.

Segundo a produtora FF Filmes Fundo, a longa-metragem de João Botelho, rodada em 2007 e 2008, foi uma das 18 seleccionadas este ano para estrear mundialmente no festival nova-iorquino não-competitivo que não tem categorias e não atribui prémios.

Entre os filmes que serão exibidos no festival, que decorre no Ziegfeld Theatre de Nova Iorque, estão «Changeling», de Clint Eastwood, «Let it Rain», de Agnès Jaoui, «Summer Hours», de Olivier Assayas, «Ashes of Time Redux», de Wong Kar-Wai, e «Happy-Go-Lucky», de Mike Leigh.

«A Corte do Norte» conta a história, passada na Madeira, de cinco gerações de mulheres e tem como figura central Emília de Sousa, inspirada na actriz Emília das Neves, a primeira vedeta feminina da representação dramática em Portugal.

A actriz Ana Moreira protagoniza o filme, interpretando sete personagens diferentes em épocas distintas, entre 1860 e 1960.

Integram igualmente o elenco do filme os actores Ricardo Aibéo, Rogério Samora, Laura Soveral, João Ricardo Custódia Gallego e Margarida Vila-Nova, além de Rita Blanco e Virgílio Castelo, em participação especial.

Produzido por António da Cunha Telles, Pandora da Cunha Telles e FF Filmes Fundo, com o apoio do ICA (Instituto do Cinema e do Audiovisual) e da RTP, e inteiramente rodado em digital, «A Corte do Norte» será o primeiro filme português a ser projectado em 2k no circuito comercial.

A estreia nas salas de cinema portuguesas está prevista para a primeira quinzena de Novembro e contará com o apoio da Guimarães Editora, que reeditará o romance A Corte do Norte, publicado em 1987, e lançará ainda um álbum com fotografias e diálogos do filme.

Lusa/SOL

Famafest - Festival de Cinema e Vídeo de Vila Nova de Famalicão


Cinema e Literatura, uma relação fascinante
..
Sendo Vila Nova de Famalicão a terra de um das figuras maiores da literatura portuguesa, Camilo Castelo Branco, faz todo o sentido a dinamização de um Festival de Cinema alicerçado na adaptação de obras literárias. Tem sido essa a filosofia do Famafest - Festival de Cinema e Vídeo de Vila Nova de Famalicão, exibindo nos vários espaços municipais a relação íntima e fascinante entre o Cinema e a Literatura.
..
O Famafest é uma iniciativa de inegável valor cultural, que muito tem contribuído para a projecção de Famalicão, no País e no mundo do cinema. Neste festival, recebemos em Famalicão as mais diversas figuras da cultura portuguesa, cujo trabalho homenageamos, consagrando as suas carreiras com o galardão "Pena de Camilo". Este ano, vamos homenagear os actores Laura Soveral, Susana Borges e Luís Miguel Cintra e os escritores Mário Cláudio e Urbano Tavares Rodrigues.
..
Entre 14 e 22 de Março, mês em que se comemoram 184 anos do nascimento de Camilo Castelo Branco, o Famafest 2009 levará o cinema a quatro salas municipais - na Casa das Artes (dois auditórios), na Biblioteca Municipal e no Centro de Estudos Camilianos -, com a exibição gratuita de mais de uma centena de filmes.
..
A programação infantil volta a ser muito forte, garantindo a promoção do cinema entre o público escolar. Estamos, por isso, orgulhosos do Famafest 2009, uma edição que contribui para a projecção de Famalicão, promovendo o cinema e a literatura.
..
Armindo Costa, Arq. Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão
..
..

A MONSTRA

A Monstra, Festival de Animação de Lisboa, já está na sua 8.ª edição.
..
O tema central da edição de 2009 é o Futurismo e as escolas artísticas que se lhe seguiram.
..
A não perder, de 9 a 15 de Março, no Cinema São Jorge e no Museu do Oriente.
..
Decorre, também, a Monstrinha, com uma selecção de filmes para as crianças, no Cinema São Jorge, Museu do Oriente, Museu de Etnologia e Teatro Meridional.
..

2.ºs Jogos da Lusofonia


Os 2.ºs Jogos da Lusofonia, que reúnem equipas e participantes de todos os países da CPLP, vão realizar-se de 11 a 19 de Julho.

«Eduardo Lourenço explica a pátria da língua e a lusofonia na esfera da comunicação e compreensão determinada pelo uso da língua portuguesa, um continente imaterial disperso pelo mundo. É neste contexto de intercâmbio e multiculturalidade que se projeta o cenário dos 2.ºs Jogos da Lusofonia, os quais decorrerão em Lisboa, de 11 a 19 de Julho de 2009. Esta 2.ª edição dos Jogos da Lusofonia fará História pela oportunidade do encontro. Ao mais alto nível, os países participantes terão oportunidade de debater estratégias de acesso ao desporto. A sensibilização para a prática desportiva, envolvendo, muito em especial, crianças e jovens, é essencial pela respetiva repercussão na saúde, educação, bem-estar das populações e, consequentemente, nas políticas de desenvolvimento de cada país participante.»
..

«No âmbito dos 2ºos Jogos da Lusofonia e integrados no programa social e multicultural do Lisboa 2009, a Comissão Organizadora do Jogos da Lusofonia e o Programa de Desenvolvimento Comunitário Urbano K’Cidade estão a organizar os Mini Jogos da Lusofonia, um torneio inter-escolas em cinco modalidades diferentes. Os Mini-Jogos têm como objectivos principais: sensibilizar para a Educação Multicultural através da promoção da Lusofonia, promover a prática desportiva e a interacção das Instituições da Alta de Lisboa nomeadamente Escolas, Juntas de Freguesia, colectividades Desportivas e o restante Movimento Associativo.»
..

Real Gabinete Português de Leitura, do Rio de Janeiro


O Real Gabinete Português de Leitura, do Rio de Janeiro, é uma instituição de enorme prestígio, imprescindível na união atlântica em torno de uma mesma língua.

O Gabinete foi fundado em 1837 e a biblioteca possui mais de 350 mil volumes, destacando-se o original de Camilo Castelo Branco, O Amor de Perdição.




domingo, 8 de março de 2009

Teatro Infantil de Lisboa

..
No seguimento do sucesso atingido com as últimas produções “A Flauta Mágica” e “O Barbeiro de Sevilha”, o TIL decidiu para a época de 2008/2009 adaptar e levar à cena uma das mais brilhantes comédias de William Shakespeare, "The Taming of the Shrew" ("A Fera Amansada").
..




LER

O blogue da revista LER é imprescindível no nosso roteiro de visitação.


sábado, 7 de março de 2009

Stanley Kubrick

(Nasceu em Nova Iorque, a 26 de Julho de 1928, e faleceu em Hertfordshire, a 7 de Março de 1999)

Em 1962, adaptou ao cinema o livro de Vladimir Nabokov, Lolita, traduzido para português, por exemplo, pela Editorial Teorema.

..

De entre outros filmes de culto, como "Spartacus" ou "2001: Odisseia no Espaço", destaca-se "Nascido para Matar".



"Memórias da Grande Guerra", de Jaime Cortesão

Excerto de Memórias da Grande Guerra (1916-1919), de Jaime Cortesão:

«A BATALHA DO LYS

9 de Abril de 1918

Lázaro, ergui-me do sepulcro. Vivo com a frescura de emoções de quem renasce.

Já vejo alguma coisa e dou o meu passeio pelo corredor do hospital.

Mas, porque a minha memória foi profundamente abalada e um véu de sombra me empana ainda os olhos, o mundo e a vida, onde eu reentro; surgem do Caos, brilham a custo, através de um nevoeiro espesso e primitivo. Não vejo as linhas contornais das coisas e dos seres. Lobrigo apenas manchas paradas e sombras que se movem.

Voltou-me, com violência nova, o desejo de viver. Consequentemente o interesse pelas novas da guerra.

Das nossas tropas vem a notícia de mais um raid, realizado com grande valentia. O Américo Olavo consegue levar a sua gente até à segunda linha boche, mas a noite chuvosa, a terra encharcada, e mais do que isso a rápida retirada dos alemães, não lhe dão os felizes resultados que o seu valor merecia.

Com este é o terceiro grande raid das nossas tropas, pois já antes do Olavo, o capitão Vale de Andrade realizara uma incursão às linhas inimigas com muito e feliz arrojo.

De toda a parte chegam sinais de que a luta se intensifica. Espera-se, a cada hora, que a ofensiva alemã, iniciada na direcção de Amiens se generalize a outros pontos da frente.»
..
Jaime Cortesão, Memórias da Grande Guerra (1916-1919), Porto, Renascença Portuguesa,"Biblioteca Histórica, Memórias II", 1919

Humor bem português

Visão História, n.º 4
..
Em jeito de antecipação do 25 de Abril, aqui fica este delicioso cartune publicado, inicialmente, n’ O Século Cómico, integrado na Ilustração Portugueza, a 8 de Julho de 1918.

Os anos, aparentemente, passam e a civilização imagina-se mais consciente, mais promotora de igualdades, mas, afinal, há tantas enfermidades embutidas na matriz lusitana que chegamos a pensar que estamos, indefinidamente, condenados a uma espécie de "encravameno" cíclico no desenvolvimento do país e, por sua vez, na qualidade de vida.

Andamos, raios, «sempre encravados»!

Nova fotobiografia de Fernando Pessoa, de Richard Zenith

Fernando Pessoa levou uma vida discreta, empenhando o génio na criação de uma obra grandiosa.

Zenith procura satisfazer a curiosidade acerca daquilo que se esconde atrás do poeta e resgata na fotobiografia Fernando Pessoa as imagens que contam essa história.

Folheando as páginas do livro, o leitor recua no tempo e entra no mundo experimental de Fernando Pessoa através de pequenas revelações privadas.

Pela primeira vez fala-se de Fernando Pessoa como ser sexual, ultrapassando-se a barreira do amor inocente por Ofélia.

Participante activo da vida lisboeta, frequentava cafés e possuía uma faceta social aparentemente contraditória com o apagamento que o caracterizava.

Apesar de ter consciência do talento que tinha, o poeta morreu com a angústia de deixar a obra inacabada.

http://sic.aeiou.pt

quarta-feira, 4 de março de 2009

Gastão Cruz


O poeta Gastão Cruz venceu o Prémio Literário Casino da Póvoa, com o livro A Moeda do Tempo, no âmbito do encontro Correntes d'Escritas.


Um poema:

"RELATÓRIO EM FORMA FECHADA"

Os estragos da noite foram vastos,
inversos ao pulsar da primavera:
há tempo em que se luta pelos gastos
rastos da vida e o tempo novo gera

desilusão somente, esse viscoso
correr da insónia como se já água
as lágrimas não fossem e no fosso
há pouco aberto qualquer outra água

de natureza opaca suspendesse
a sua interminável queda; voltas
por fim à noite espessa que já tece
a madrugada com as linhas soltas

da minha vida, versos que transformam
em realidade as sílabas que os formam

[in A Moeda do Tempo, de Gastão Cruz, Assírio & Alvim, 2006]
..
O poema foi retirado do blogue http://bibliotecariodebabel.com.

domingo, 1 de março de 2009

200 Anos do Nascimento de Darwin



Vale a pena fazer uma visita à página http://www.darwin2009.pt/home/.

19.ª Edição da Expolíngua


A 19.ª edição da Expolíngua realizar-se-á entre os dias 4 e 6 de Março, no Centro de Congressos de Lisboa, como sempre, dedicada à Língua Portuguesa.
..

Acordo Ortográfico

Numa notícia veiculada pelo Jornal de Letras (n.º 1002), refere-se que o badalado Acordo Ortográfico «poderá entrar em vigor ainda neste semestre, conforme declarou o ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro, adiantando que estão em curso conversações com os outros países da CPLP, visando a adopção conjunta das novas normas ortográficas, nos documentos oficiais, nas imprensas nacionais e nos órgãos oficiais dos vários países». Todavia, não há uma data concreta para tal.
..
Logo após a entrada em vigor do referido Acordo, todos os documentos oficiais serão redigidos tendo em conta as novas regras ortográficas.
..
Correto!

Livros de bolso


A Leya levou a cabo mais um lançamento (o segundo) da sua colecção de livros de bolso, BIIS, desta feita com 15 títulos, dos quais 13 são de autores de língua portuguesa.
..
O preço, tendo em conta os valores normais que se praticam, é chamativo, 5,95 euros.
..
Porquê não ler?
..

Teatro



"FELIZMENTE HÁ LUAR!", de Luís de Sttau Monteiro

Encenação: Norberto Barroca.
Interpretação: Alzira Santos, Aquiles Dias, Aurora Gaia, David Cardoso, João Leiria, entre outros.
Produção: Teatro Experimental do Porto.

Auditório do Centro Cultural e Social de Olival (até 20 de Março)


"OS MAIAS - CRÓNICA SOCIAL ROMÂNTICA"

Adaptação e encenação: Norberto Barroca.
Interpretação: José Cruz, Margarida Machado, Paulo Narciso, Santiago Lagoá, Susana Sá e Vítor Nunes.

Auditório Municipal de Vila Nova de Gaia (até 28 de Março)