Soeiro Pereira Gomes



14 de Abril de 2009

A Câmara de Baião homenageia a 25 de Abril, com uma sessão solene da Assembleia Municipal, a figura de Joaquim Soeiro Pereira Gomes, um dos escritores que marcaram o estilo neo-realista na literatura portuguesa.

Soeiro Pereira Gomes nasceu faz hoje 100 anos (14 Abril de 1909), na freguesia de Gestaçô, concelho de Baião.

Filho de uma família de agricultores durienses - e irmão da escritora infanto-juvenil Alice Pereira Gomes e do matemático Alfredo Pereira Gomes - Soeiro Pereira Gomes viveu também em Espinho, Coimbra, Angola e Alhandra (Vila Franca de Xira).

Pautou a sua actividade pela defesa da melhoria de vida das classes trabalhadoras e pela denúncia da exploração a que estas estavam sujeitas.

A sua actividade repartiu-se pela escrita - foi autor dos romances "Esteiros" (ilustrado por Álvaro Cunhal) e "Engrenagem", e do livro de contos "Contos Vermelhos" - pela dinamização cultural e desportiva da comunidade de Alhandra e pela militância no Partido Comunista Português, ao serviço do qual passou à clandestinidade.

São as diferentes facetas da vida desta personalidade que o município de Baião vai homenagear, no próximo dia 25 de Abril, com uma sessão solene da Assembleia Municipal. Na cerimónia tomarão a palavra os partidos com assento naquele órgão, bem como um familiar de Soeiro Pereira Gomes.

Um representante do PCP vai recordar o contributo de Soeiro para a resistência antifascista.

Numa parceria entre a Câmara Municipal de Baião e os CTT, vai ser apresentado um selo comemorativo do centenário de Soeiro Pereira Gomes.
..
A homenagem, que se reparte pelos Paços do Concelho de Baião e pela freguesia de Gestaçô, contará ainda com momentos musicais - a cargo da Banda da Casa do Povo de Santa Marinha do Zêzere e do músico Gildo Oliveira - e com a deposição de uma coroa de flores junto ao monumento de Soeiro Pereira Gomes.

PM.

Lusa
..
..
Soeiro Pereira Gomes 100 anos de um clássico
MOSTRA BIBLIOGRÁFICA 1 a 23 de Abril BNP
..

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Qual é a diferença entre “maçã” e “pêro”?

O Plural dos Nomes Compostos

Parabéns, Pedro Barroso, "O último trovador".