Faça dinheiro sem esforço

sábado, 19 de julho de 2008

"Livro de Estilo"

GUIA DE LEITURA
........
«Ao longo deste livro os leitores encontrarão textos de valor e objectivos diversos. E este é também um livro escrito a pensar em vários perfis de leitor diferentes entre si, quanto mais não seja, na sua relação com o PÚBLICO.
........
Dúvidas sobre a grafia, o modo de formação do plural ou do feminino/masculino ou o significado de uma palavra, tire-as no Alfabeto do PÚBLICO. Nele encontrará as palavras em que os jornalistas do PÚBLICO com maior frequência "tropeçam", por razões tão inexplicáveis como as suas. Esta primeira parte do Alfabeto do PÚBLICO não pretende substituir um bom dicionário da Língua Portuguesa, mas ser apenas um auxiliar de consulta rápida. Nela encontra também um bom léxico das palavras-chave da ética, da técnica e da "gíria" jornalística.
............
Dúvidas mais genéricas quanto à acentuação e aos tempos verbais podem ser esclarecidas na segunda parte do Alfabeto do PÚBLICO.
..........
Mas um jornal não é apenas um utilizador genérico da língua portuguesa. Acrescenta-lhe algumas convenções. As que foram adoptadas no PÚBLICO quanto ao uso de maiúsculas e minúsculas, de topónimos e de siglas encontram-se nestas páginas.
...........
Para "traduzir" medidas estrangeiras em unidades correntes em Portugal, facilitamos uma tabela de conversões.
..........
Ele contém capítulos inteiros pensados para funcionarem como instrumentos de consulta. Terá, por isso, atingido a sua razão de ser se o leitor o usar frequentemente.»
.........
Retirado de "Livro de Estilo", do Jornal Público
........
Consulte aqui o "Livro de Estilo".
.......
.......
Nota: Esta foi uma proposta de uma nossa consulente, o que desde já agradecemos.

Sem comentários: