Amadeu Baptista ganha Prémio de Poesia Espiral Mayor


O poeta português Amadeu Baptista, com o livro Açougue, venceu a XVI edição do "Premio de Poesía Espiral Mayor", que é atribuído na Galiza e é o mais elevado prémio de arte poética da Península Ibérica.





O júri, composto pelos poetas Xosé María Álvarez Cáccamo, Xavier Rodríguez Baixeras e Miguel Anxo Fernán Vello, atribuiu o prémio por unanimidade.
.......
A este prémio, no valor de 15.000 euros, concorreram este ano um total de 206 obras provenientes da Galiza, Portugal e Brasil.
.......
O júri elogiou a "estrutura original de toda a poética, de base autobiográfica" assim como a sua "capacidade de evocação do passado", já que se trata de uma crónica pessoal "que ao mesmo tempo ilumina uma espécie de crónica colectiva" do povo português.
......
Segundo o júri, trata-se de uma proposta "de grande interesse poético e literário" na construção do "eu", com uma expressão linguística "limpa, natural e fluida". Segundo o júri, foi a edição com "mais qualidade em toda a história do certame".
.....
O vencedor terá também o seu trabalho publicado na Colecção de Poesia "Ediciones Espiral Mayor", com uma tiragem de 2.000 exemplares.
.....
Poeta premiado
.........
Amadeu Baptista, nascido em 1953, no Porto, tem mais 20 livros de poemas publicados.
......
É membro da Associação Portuguesa de Escritores e do Pen Clube Português.
....
Tem no seu currículo vários outros galardões, sendo os mais recentes o Prémio Nacional de Poesia Sebastião da Gama, o Prémio Nacional de Poesia Natércia Freire, o Prémio Literário Florbela Espanca, o Prémio Internacional de Poesia Palavra Ibérica e o Prémio Literário Cidade do Funchal.
.......

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Qual é a diferença entre “maçã” e “pêro”?

O Plural dos Nomes Compostos

Parabéns, Pedro Barroso, "O último trovador".