Simulacro e simulação


Após ter surgido a dúvida se se poderia utilizar as palavras simulacro e simulação como sinónimos no que se refere a exercícios de preparação para o combate a incêndios, consultei alguns dicionários, e até o ciberdúvidas.

Assim: simulação refere-se ao acto ou efeito de simular, fingimento; simulacro é uma imagem, cópia ou reprodução imperfeita, acção simulada (entre outros significados possíveis).

Conclui-se, simulação e simulacro são sinónimos "em vários contextos , nomeadamente no que se refere aos exercícios de preparação para o combate a incêndios." (A. Tavares Louro em ciberdúvidas)

"Como são exercícios próximos da preparacão militar, a palavra mais usada é simulacro. Simulação apenas se usa como sinónimo pouco frequente." (A. Tavares Louro em ciberdúvidas)

Apesar de tudo, a utilização de simulação, em vez de simulacro, é possível , embora de uso menos regular.

Comentários

anoeee disse…
Conforme se pode ver na definição de "simulacro" este corresponde ao acto de fingir uma acção que não tencionamos praticar, ou "acção simulada".
A questão é que aqui não é o acto que é simulado e sim o incêndio. O acto é mesmo praticado, a saber, os procedimentos todos em caso de incêndio.
Deste modo, apesar do uso corrente de "simulacro de incêndio", parece-me mais correcto empregar "simulação de incêndio" pois está-se a fingir que existe um incêndio e não a fingir que se está a executar os ditos procedimentos.

Mensagens populares deste blogue

Qual é a diferença entre “maçã” e “pêro”?

O Plural dos Nomes Compostos

Parabéns, Pedro Barroso, "O último trovador".