Faça dinheiro sem esforço

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Qual é a diferença entre “maçã” e “pêro”?

Segundo o Dicionário da Língua Portuguesa 2009, da Porto Editora, a “maçã” é o «fruto comestível da macieira, de forma arredondada e polpa consistente», ao passo que o “pêro” é uma «variedade de maçã alongada e doce».

Na opinião de F.V. Peixoto da Fonseca, do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, o “pêro” «é um fruto diferente da maçã, no aspecto, mais arredondado, e no gosto». Menciona ainda que, em vários locais, não se estabelece a diferença, chamando-se, assim, maçãs.

José Azevedo e Menezes, em resposta a Peixoto da Fonseca, refere que «a espécie ou o fruto é só um, a maçã, com inúmeras variedades. Em algumas zonas do País, nomeadamente no Norte, a todas elas se dá o nome de “maçã”. Noutras, a algumas dessas variedades, por exemplo, a “golden”, dá-se o nome de “pêro”. [...] Todos os pêros são maçãs, mas nem todas as maçãs são pêros».

Numa consulta ao blogue Agricultando, de Joaquim Leça, que disponibiliza os textos publicados na revista Mais, do Diário de Notícias, pode ler-se, no artigo intitulado “Pêro Domingos”, que «a diferença entre pêro e maçã está na relação entre a altura e o diâmetro do fruto. Quando este é mais alto que largo, é um pêro. Quando o mesmo é mais largo que alto, é uma maçã. Mas ambos são maçãs, podendo considerar-se a denominação pêro como um regionalismo que diferencia um fruto “alto” de outro “achatado”».

Em conclusão, a "maçã" é a espécie, enquanto o "pêro" é uma variedade. Este último distingue-se por ser mais alongado e pelo sabor aromatizado.
.......
......
Fotorreportagem da XXIV Festa do Pêro na Ponta do Pargo


1 comentário:

Anónimo disse...

That is how all of us retain match, balanced and exploring wonderful.
From there, compact digital pulses are emitted, generally by the drive of
a button.

Stop by my website :: flex mini