Qual é a diferença entre “maçã” e “pêro”?

Segundo o Dicionário da Língua Portuguesa 2009, da Porto Editora, a “maçã” é o «fruto comestível da macieira, de forma arredondada e polpa consistente», ao passo que o “pêro” é uma «variedade de maçã alongada e doce».

Na opinião de F.V. Peixoto da Fonseca, do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, o “pêro” «é um fruto diferente da maçã, no aspecto, mais arredondado, e no gosto». Menciona ainda que, em vários locais, não se estabelece a diferença, chamando-se, assim, maçãs.

José Azevedo e Menezes, em resposta a Peixoto da Fonseca, refere que «a espécie ou o fruto é só um, a maçã, com inúmeras variedades. Em algumas zonas do País, nomeadamente no Norte, a todas elas se dá o nome de “maçã”. Noutras, a algumas dessas variedades, por exemplo, a “golden”, dá-se o nome de “pêro”. [...] Todos os pêros são maçãs, mas nem todas as maçãs são pêros».

Numa consulta ao blogue Agricultando, de Joaquim Leça, que disponibiliza os textos publicados na revista Mais, do Diário de Notícias, pode ler-se, no artigo intitulado “Pêro Domingos”, que «a diferença entre pêro e maçã está na relação entre a altura e o diâmetro do fruto. Quando este é mais alto que largo, é um pêro. Quando o mesmo é mais largo que alto, é uma maçã. Mas ambos são maçãs, podendo considerar-se a denominação pêro como um regionalismo que diferencia um fruto “alto” de outro “achatado”».

Em conclusão, a "maçã" é a espécie, enquanto o "pêro" é uma variedade. Este último distingue-se por ser mais alongado e pelo sabor aromatizado.
.......
......
Fotorreportagem da XXIV Festa do Pêro na Ponta do Pargo


Comentários

Anónimo disse…
That is how all of us retain match, balanced and exploring wonderful.
From there, compact digital pulses are emitted, generally by the drive of
a button.

Stop by my website :: flex mini
Pois eu cá, desde moço (sou do sul ) sempre ouvi falar em pêros e maçãs. As maçãs eram achatadas, ácidas - maçã Maria Gomes, reineta,...os pêros mais altos que gordos, e doces - malápio, bravo de esmolfe, pero de Monchique. E as árvores eram macieiras ou pereiros, não havia cá terceira via. Mas o que deixava à consideração era o facto de Pero ser utilizado como nome de pessoas - Pero Vaz de Caminho - ou Caminha? por exemplo, ou de povoações - Pero Pinheiro,... Mas não conheço maçã como nome de gente, e de povoação o mais próximo é Mação.

Mensagens populares deste blogue

O Plural dos Nomes Compostos

Parabéns, Pedro Barroso, "O último trovador".